TCM
Para solicitação da Defesa do Trabalho de Conclusão de Mestrado (TCM), de acordo com a RESOLUÇÃO – CEPEC Nº 1439, seguem os procedimentos:
1. Antes da solicitação deve-se conferir com a Secretaria do Programa se está apto(a) à defesa, estando integralizado quanto aos créditos,sendo 96 horas de atividades programadas pelo PPGHMP e 96 horas de atividades externas. A quantidade de horas equivalentes a cada atividade é minunciosamente explicada na RESOLUÇÃO RESOLUÇÃO INTERNA Nº 02/2017. A entrega dos documentos comprobatórios das atividades realizadas junto da solicitação de integralização de créditos deve ser entregue,no mínimo, 30 dias antes do pedido de Defesa.
SOLICITAÇÃO DE INTEGRALIZAÇÃO DE CRÉDITOS
2. Para fins de defesa, o(a) orientador(a) deverá encaminhar à Secretaria do Programa seis exemplares do produto final (5 para banca sendo 3 membros titulares e 2 suplentes e 1 cópia permanece na Secretaria do PPGHMP) e 1 versão em CD , junto da solicitação de Defesa devidamente assinada pelo(a) orientador(a) e orientando(a) contendo o dia e horário previsto em conformidade com os membros da banca. O local é reservado pela Secretaria do programa e avisado posteriormente a todos(a) envolvidos por e-mail.
FORMULÁRIO DE SOLICITAÇÃO DE DEFESA DE TCM
Caso o(a) discente seja aprovado(a), seguem as seguintes orientações:
1. O(a) estudante terá até trinta (30) dias após a Defesa para entregar uma versão finalizada do TCM, 2 cópias em capa dura (cor azul/azul royal, título na lombada) e 1 CD, incorporando, se for o caso, as sugestões feitas pelos(as) examinadores(as) durante a defesa, para fins de depósito do produto final na Biblioteca Central da UFG.
2. A ficha catalográfica é feita pelo(a) próprio(a) discente por meio do site da Biblioteca da UFG, no seguinte link: https://www.bc.ufg.br/p/3398-ficha-catalografica
3. Deve ser inserido na versão finalizada do TCM o Formulário do Termo de Ciência e Autorização (TECA) devidamente preenchido e assinado pelo(a) autor(a) e orientador(a), impresso na segunda página (imediatamente após a capa),este formulário também deve constar no arquivo PDF enviado em CD-ROM.
- As duas cópias encadernadas devem respeitar as especificações: cor azul escuro, letras douradas, com o título e autoria grafados na lombada.
- Observações da lombada: Devem conter na lombada o ano de conclusão, o título da dissertação, o nome da universidade (somente UFG) e nome completo do(a) mestrando(a).
- Não esquecer de substituir a folha de aprovação pela primeira página da ata devidamente assinada, isso vale para o CD também;
- Não esquecer de colocar o Termo de Ciência e de Autorização (TECA), devidamente assinado pelo autor (a) e orientador (a), isso vale para o CD também, lembrando que deve estar na segunda página (imediatamente após a capa), baixar o TECA, preencher, imprimir e posteriormente deve ser assinado pelo aluno e pelo orientador, para então, ser escaneado novamente e salvo em pdf. Obs.: assinaturas coladas a partir de imagens não serão aceitas, solicitar em no mínimo 5 dias úteis;
- Em caso de alteração de número de páginas fazer uma nova ficha catalográfica;
- Nos casos de TCM com texto e produto: a versão impressa pode ser separada, mas a versão eletrônica tem que ser um arquivo único, ou seja o produto vai como anexo ao final do texto;
- O produto não tem ficha catalográfica própria, usar a mesma do texto;
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Após a defesa e aprovação pela banca examinadora, uma cópia digital da dissertação/tese deverá ser encaminhada, por e-mail, à Biblioteca Central. A partir de 2017 a biblioteca não guardará mais a versão impressa nem a em CD, somente os arquivos digitais na BDTD. O arquivo da dissertação/tese deve estar em formato PDF, sem a utilização de senha, com tamanho inferior a 75MB e acompanhado de:
* Formulário do Termo de Ciência e Autorização (TECA), como 2ª folha (ou seja, após a capa), devidamente preenchido e obrigatoriamente assinado pelo autor e pelo orientador, que fará parte da dissertação/tese;
* Ata de defesa assinada da dissertação/tese, após a ficha catalográfica;
* Formulário de metadados em formato PDF ou DOCX e que permita seleção de texto (arquivo separado da dissertação/tese). Baixe aqui
Observações:
- Os arquivos devem ser encaminhados para tesesdissertacoes.bc@ufg.br;
- O prazo para biblioteca enviar o "Comprovante de Recebimento da Dissertação/Tese" para a secretaria do programa ou para o aluno é de 05 (cinco) dias úteis.
- O procedimento para inserção da FICHA CATALOGRÁFICA não foi alterado. A mesma deve ser inserida na 4ª folha da dissertação/tese, ou seja, após a folha de rosto. Veja aqui como proceder
- Solicitar o documento nada consta da Biblioteca Central, solicitar em no mínimo 5 dias úteis. Acessar o seguinte link: https://www.bc.ufg.br/p/3394-declaracao-de-nada-consta
CHECK-LIST:
[ ] baixar o Termo de Ciência e Autorização (TECA), preencher, imprimir e posteriormente deve ser assinado pelo aluno e pelo orientador, para então, ser escaneado novamente e salvo em pdf. Obs.: assinaturas coladas a partir de imagens não serão aceitas. Baixe o TECA aqui.[ ] conferir se o título do trabalho que aparece na capa, TECA, folha de rosto e ficha catalográfica são idênticos ao título que aparece na ata de defesa (muita atenção para os casos em que a banca mudou o título do trabalho). Sempre prevalece o título aprovado pela banca.
[ ] checar com muita atenção a versão final da tese ou dissertação e gerar um PDF dessa versão contendo as primeiras páginas na seguinte ordem: 1º Capa, 2º TECA, 3º Folha de rosto, 4º Ficha catalográfica, 5º Ata de defesa.
[ ] conferir se o arquivo da dissertação/tese está em formato PDF, sem a utilização de senha e com tamanho inferior a 75MB.
[ ] baixar o Formulário de Metadados, preencher no word e salvar em word ou PDF (neste caso atente-se para salvar o PDF de forma que o texto continue selecionável e possível de copiar). Baixe o formulário aqui.
[ ] enviar um e-mail para tesesdissertacoes.bc@ufg.br utilizando o assunto: Dissertação_Nome do aluno_Sigla do programa ou Tese_Nome do aluno_Sigla do programa, contendo os 2 arquivos: 1º PDF da tese ou dissertação, conferido e organizado de acordo com as orientações anteriores; 2º Formulário de Metadados, preenchido de acordo com as orientações anteriores.
[ ] receber o Comprovante de Recebimento de Dissertação/Tese pelo retorno do e-mail enviado ao endereço: tesesdissertacoes.bc@ufg.br.
[ ] Se o procedimento for realizado pelo aluno, este deverá encaminhar o Comprovante de Recebimento de Dissertação/Tese para o seu programa de pós-graduação, onde será dado o encaminhamento para a emissão do diploma.
Observações:
- O prazo para a biblioteca enviar o Comprovante de Recebimento da Dissertação/Tese é de 08 (oito) dias úteis a contar da data de envio do e-mail do aluno contendo os dois arquivos corretamente gerados.
- As teses e dissertações em que o aluno não autoriza a publicação, devem, ainda assim, serem enviadas para a biblioteca, as quais serão embargadas e arquivadas em local não público. Nesses casos, lembrar de marcar em “não” na autorização de liberação do documento no TECA.
- Aviso aos programas de pós-graduação em que a secretaria é responsável por enviar as teses e dissertações: documentos referentes a defesas distintas devem ser enviados em e-mails separados.
- Os procedimentos para gerar a ficha catalográfica não foram alterados. Veja aqui como proceder.
- Os procedimentos para a emissão da Declaração de Nada Consta não foram alterados e podem ser vistos AQUI.
Para sanar dúvidas entre em contato com a Gerência de Recursos Tecnológicos (GRT) pelo e-mail: grtsibi@gmail.com ou por telefone: (62) 3521-1183 / (62) 3521-1279.Links importantes:
- Resolução Cepec nº 832 – Cria e regulamenta a BDTD na UFG - Resolucao Cepec 832.pdf (Resolução em processo de atualização)
- Pesquisa na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do IBICT - http://www.bdtd.ibict.br
- Pesquisa na Biblioteca Digital da UFG - http://repositorio.bc.ufg.br/tede
São necessários ainda os seguintes documentos:
*De acordo com a nova resolução da UFG, a solicitação do diploma é responsabilidade da Coordenação do Programa.